Passeio ciclístico em Timon alerta para os cuidados com a saúde masculina

05/12/2021

Cerca de 200 ciclistas pedalaram na Avenida Piauí, neste domingo (05), para alertar sobre os cuidados com a saúde do homem. O passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de Timon marcou o encerramento da campanha Novembro Azul e reuniu não apenas o público masculino adulto, mas mulheres e crianças. A busca pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata tem crescido consideravelmente. Somente este ano serão cerca de 2 mil exames realizados através Secretaria Municipal de Saúde (Sems).

Jamile Araújo veio com um grupo de amigos e diz que é importante que as mulheres também apoiem a campanha de prevenção ao câncer de próstata.

"Em outubro foi a vez das mulheres e agora foi a vez do Novembro Azul. Esse tipo de evento é muito bom, pois ajuda as pessoas a melhorarem de vida, seja por meio do exercício físico, seja em questão de diagnóstico. Mesmo com um mundo tão digital, muita gente ainda não tem a informação correta e essa ampla divulgação facilita", disse Jamile Araújo.

Edvaldo Cruz diz que acordou às 5h para participar do passeio ciclístico. Ele, que já pratica ciclismo há mais de 20 anos, reforça os benefícios da campanha para a saúde. "Sempre é bom falar sobre a saúde e porquê também não andar de bicicleta?", pontua o ciclista.

Já Francinaldo Sousa tenta despertar no filho o interesse pelos cuidados com a saúde.

"Meu filho é pequeno, mas entende que isso aqui tem a ver com saúde", disse o pai que levou o filho Pedro de apenas sete anos.

O secretário municipal de Saúde de Timon, Vinicius Cabral, avalia como positivo o balanço de toda a campanha que concentrou várias ações durante o mês de novembro.

"Estivemos em indústrias, frigoríficos, cerâmicas, entre outros. Enfim, buscamos sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata, pois todos nós somos responsáveis por fazer esse alerta. O balanço da nossa campanha foi bastante positivo", destacou o secretário.

Ao todo, os ciclistas percorreram 4 km, trajeto que teve apoio também do Departamento Municipal de Trânsito em Timon (Dmtrans), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao fim do passeio ciclístico houve sorteio de bicicletas.

Timonense tem se cuidado mais

O impacto positivo das ações da Prefeitura de Timon em relação à saúde do homem pode ser visto no aumento pela busca por exames.

Oglaide Noleto, diretora da Policlínica e coordenadora do Novembro Azul em Timon, acrescenta que a campanha completa oito anos e relembra que, no início, eram realizados em média 400 exames de PSA- que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata- o Antígeno Prostático Específico (PSA). Atualmente, o número se aproxima de 2 mil.

"Eram 400 PSA e 200 ultrassons de próstata. Hoje, mesmo em tempos de pandemia, estamos entre PSA já realizados e agendados, aproximadamente 2 mil e cerca de 1 mil ultrassons, entre o que já fizemos e os agendamentos . Ao longo dos anos, a gente observa que a campanha tem sido muito satisfatória e serve para intensificar nossas ações. A ideia é chamar atenção da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas o homem tem que cuidar da sua saúde integral e é durante todo o ano", destaca Oglaide Noleto alertando que os cuidados na prevenção devem ser redobrados a partir dos 45 anos.