A cidade de Timon, no Maranhão, deu um importante passo na luta pela saúde pública ao conquistar a implantação de um CAPS Tipo III — Centro de Atenção Psicossocial de atendimento intensivo e 24h. A unidade, que será referência no cuidado de pessoas com transtornos mentais severos, foi viabilizada após requerimento da vereadora Amanda Pires, que...
Câmara media reunião entre comerciantes e organismos de segurança para buscar solução no avanço de roubos e arrombamentos em Timon

Presidida pela vereadora Clara Prado, vice-presidente da Casa e requerida pelo vereador Helder Kaik, a Câmara Municipal de Timon realizou hoje, 18, reunião com comerciantes - localizados no entorno da Rodoviária-, e representantes dos organismos e sistemas de segurança para discutir e buscar soluções para a grande onda de arrombamentos, invasões e roubos na região.

De acordo com o vereador, vários estabelecimentos comerciais, bancos e lojas estão sendo arrombados, invadidos e roubados na região. Esta semana o Bradesco deixou de funcionar porque meliantes levaram toda fiação elétrica do banco e clientes tiveram que recorrer às agências do banco em Teresina para ter acesso às suas contas, além disso, disse Kaik na justificativa da reunião, os roubos e arrombamentos são constantes e diários com lojas sendo invadidas e arrombadas por várias vezes, o que tem deixado os comerciantes numa situação insustentável para os negócios na região, explicou o vereador.

Participaram da reunião, além dos comerciantes, representantes da Associação Comercial de Timon os comandos das Forças Policiais, Guarda Municipal e da Secretaria de Segurança do Município como: o Major Kraeski, comandante do 11º BPM; Major Yaslan, da Companhia da PM, Maria da Graças, do comando da GCM, secretária Maryele Vilhena e o delegado Antonio Velente, da Policia Civil.

Relatos dos empresários e comerciantes demonstraram uma situação insustentável e eles afirmaram que a reunião seria mais um "pedido de socorro", pois não são somente as ações sucedidas de arrombamentos, roubos, furtos nas lojas da região, mas a questão da impotência diante da situação em que, alguns casos, a polícia efetua prisões, mas os meliantes são soltos pela justiça e voltam a delinqüir, alguns deles, presos por varias vezes, retornam às ruas para cometer os mesmos tipos de crime e prejuízos para os empresários, citou o presidente da Associação Comercial de Timon, Francisco Moura.

Em sua participação, o Delegado Valente disse que existe a necessidade da execução de uma força tarefa, que ocorreu em situações semelhantes em tempos atrás resultando na prisão de vários meliantes e minimizando à época a situação. O Major Kraeski defendeu um compartilhamento das informações, inclusive com os vídeos onde mostram as ações, para que Policia Militar possa agir com certeza na operações e prisões. Ele defendeu sigilo absoluto na troca das informações.
A secretária Maryele Vilhenha também ressaltou a importância de ações conjuntas e afirmou que as ações por vídeo monitoramento, mudança nas escalas da Guarda Municipal e rondas em conjunto com a PM serão necessárias dentro desse entendimento de viabilidade e cooperação técnica. Maryele disse que 200 câmeras de monitoramento serão instaladas na cidade e que os locais estão sendo definidos, além de pontos nas entradas e saídas que darão uma ação repreensiva e preventiva mais eficiente. A Secretária ressaltou também contar com a colaboração dos comerciantes junto esse trabalho, assim como na logística de sua operação como também na contribuição e compartilhamento das imagens dentro do sistema de monitoramento. Maryele também ressaltou que a implantou o CGI e participação de todos os mecanismos também viabilizarão ações mais efetivas no combate aos criminosos.

No final da reunião, o vereador Kaik propôs a apresentação de um requerimento conjunto para o chamamento de uma audiência pública afim de uma discussão do tema mais abrangente, desta vez com a participação de representantes do Judiciário e do Ministério Público, ausentes na reunião, e, defendeu que, não somente é necessário um choque de realidade com a situação da segurança em Timon, mas não podemos ficar calados, pois a Câmara está disposta a enfrentar, propor e mediar as soluções, disse.
Da Assessoria de Imprensa.
LEIA TAMBÉM
A Câmara Municipal de Timon realizou, nesta quarta-feira (23), mais uma sessão ordinária marcada por importantes deliberações em benefício da população timonense. Entre os destaques, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 022/2025, de autoria do vereador Ivan do Saborear, que institui a Semana de Conscientização sobre a Doença...
O deputado Leandro Belo deverá ter um reforço de peso, em seu projeto de reeleição nas eleições de 2026. Segundo informações repassadas por uma fonte ligada ao presidente da Câmara Municipal de Timon, vereador Uilma Resende, o mesmo está praticamente fechado com Leandro Belo, e deverá ser o cordenador da campanha de Leandro Belo em Timon. O que...