Bairro Limpo chega à região do Parque Piauí I com reforço na limpeza e combate ao Aedes Aegypti

A Superintendência de Limpeza Pública e Urbanização (SLU) realizou, na manhã deste sábado (07), mais uma edição do programa Bairro Limpo, iniciativa da Prefeitura que reforça as ações de limpeza em diversos pontos da cidade.
Na primeira ação de 2023, o programa atendeu os moradores do Parque Piauí I e adjacências, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) para, além da limpeza, realizar também a coleta de objetos que possam ser focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya, bem como orientar a população sobre as formas de prevenção.

"A gente precisa trabalhar a conscientização da população, para que todos façam o seu papel, não só o poder público. Todos precisam manter os quintais limpos, as arvores podadas, não deixar acumular água em lugares propícios à proliferação do mosquito. De segunda a sexta os agentes de endemias já realizam esse trabalho, e o sábado é um reforço, um trabalho a mais. A Prefeita Dinair sempre nos orienta a fortalecer a parceria entre as secretarias, e foi o que aconteceu hoje.", enfatiza o Secretário de Saúde, Márcio Sá.

Eu Luís Alberto mora na região e, além da sua casa, também está sempre atento aos cuidados no quintal da mãe, que já é idosa. De acordo com o autônomo, o Bairro Limpo é uma grande contribuição para os moradores.
"O acúmulo de lixo gera a proliferação de insetos e isso vem a trazer transtorno para a saúde da população. Eu passei agora na rua e vi aqui uma grande limpeza feita pelo pessoal da Prefeitura, e isso é realmente muito importante.", diz o morador.

O bairro limpo desta edição contemplou doze ruas com limpeza e visitas dos agentes de endemias, bem como um amplo trabalho de fiscalização e conscientização quanto aos focos do mosquito. Só para a limpeza urbana, mais de 60 agentes foram escalados.
"Estamos nessa parceria com a Secretaria de Saúde, e são os órgãos da Prefeitura interagindo e lutando contra o mosquito. Estamos abordando a população e conversando para que todos possam ter a consciência de colaborar com a gente. Dentro desse perímetro todas as residências foram abordadas.", explica o Superintendente da SLU, Carlos Zangirolami.


